SBNeC 2010
Resumo:F.024


Poster (Painel)
F.024AVALIA��O IMPL�CITA DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL DE FUMANTES E N�O-FUMANTES PARA AS NOVAS ADVERT�NCIAS SANIT�RIAS DOS MA�OS DE CIGARRO.
Autores:Gisella Tavares (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Orlando Fernandes Jr (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Rita de C�ssia Soares Alves (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Billy Edving Muniz Nascimento (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; S�nia Gleiser (IPUB-UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Eliane Volchan (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Mirtes Garcia Pereira Fortes (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Leticia de Oliveira (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Objetivo: Trabalhos pr�vios do nosso grupo mostraram que imagens negativas apresentadas como distrativas interferem no desempenho de volunt�rios durante a execu��o de uma tarefa concorrente de aten��o. Nosso objetivo foi investigar, em volunt�rios fumantes e n�o fumantes, se as novas imagens do Minist�rio da Sa�de veiculadas nos ma�os de cigarro seriam capazes de capturar involuntariamente a aten��o com efici�ncia similar � descrita para outras categorias emocionais.. M�todos: Foram testados 35 volunt�rios, 20 n�o fumantes (10 mulheres) e 15 fumantes (7 mulheres) com idade m�dia de 21,60 � 3,02. Duas barras, uma � direita e outra � esquerda, eq�idistantes e perif�ricas ao ponto de fixa��o eram apresentadas na tela de um monitor por 200 ms. Simultaneamente, uma imagem negativa (veiculada nos ma�os de cigarro) ou neutra era apresentada centralmente. A tarefa do participante era ignorar a figura central e responder com o dedo indicador de uma das m�os caso a orienta��o das barras fosse igual e com o outro indicador, se diferente. Foi contabilizada a lat�ncia do tempo de rea��o (TR) para a realiza��o da tarefa. Resultados: A an�lise de vari�ncia (ANOVA) revelou um efeito principal para a �Val�ncia� (neutros x negativos) dos distrativos (F(1,33) = 19,88; p < 0,01), com tempos de rea��o mais lentos para figuras negativas em compara��o as neutras. N�o houve efeito principal significativo para o fator �Grupo� (fumante x n�o fumantes) (F(1,33) = 0,025; p = 0,87) e nem intera��o significativa entre os fatores (F(1,33) = 0,791; p = 0,37), sugerindo que o efeito de val�ncia foi similar para os dois grupos. Conclus�o: Estes resultados mostram que as novas imagens veiculadas nos ma�os de cigarro possuem alta capacidade de engajamento involunt�rio da aten��o tanto para n�o fumantes quanto para fumantes. Esta capacidade de engajamento atencional foi similar ao descrito para outras imagens altamente aversivas (tais como corpos mutilados) evidenciando o grande impacto emocional destas imagens e sugerindo o seu potencial em diminuir a atratividade dos ma�os e gerar um padr�o de esquiva comportamental. Apoio Financeiro: PRONEX/FAPERJ, CNPq, CAPES, IBN-net/FINEP, MCT/CNPq


Palavras-chave:  Emo��o, Tabaco, Tempo de Rea��o, Advert�ncias Sanit�rias, Ma�o de cigarro