SBNeC 2010
Resumo:I.005


Poster (Painel)
I.005Projeto de Ensino: Estudo de Casos em Neurociência Clínica
Autores:Jose Luciano Tavares da Silva (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A atuação do psicólogo, notadamente na área de psicologia clínica e escolar requer o estudo em diferentes níveis de profundidade dos intricados aspectos que formam o sistema nervoso, tendo em vista a gama de situações distintas com as quais poderá deparar-se em sua vida profissional. Assim sendo, a utilização de casos clínicos em neurociência como estratégia de ensino poderá contribuir positivamente para sua formação, colaborando para o pleno exercício da profissão. O público-alvo do presente projeto consiste em aproximadamente 60 alunos da terceira e quarta séries do curso de psicologia da Universidade Estadual de Londrina, com a participação de professores de diferentes áreas ligadas à neurociência que ministrem ou não aulas no curso. Serão elaborados casos clínicos com situações-problema de acordo com objetivos de aprendizagem a partir de condições reais ou potencialmente reais, de maneira a implementar situações que não sejam vistas no decorrer do curso ou complementar outras já estudadas. Ao início do projeto estão programados aulas/treinamentos teóricos a serem ministrados pelos docentes envolvidos, envolvendo estudo e discussão de diversos temas relacionados à neurociência, com o objetivo de propiciar aos alunos maior embasamento antes do início do estudo de casos clínicos. Terminada esta primeira etapa, os alunos serão divididos em grupos e defrontados com o estudo dos casos clínicos sob supervisão dos professores tutores. Para o pleno desenvolvimento dos casos apresentados, os estudantes deverão buscar estratégias que os auxiliem na resolução dos mesmos. Outros professores participantes exercerão o papel de consultores e poderão ser convidados a ministrar palestras segundo sua área de atuação, relacionadas ao caso clínico apresentado. No final do processo de estudo e resolução dos casos apresentados, os grupos deverão elaborar relatório de atividades e apresentar seu estudo de caso aos tutores. O evento de encerramento dos estudos de casos envolverá alunos e docentes e poderá ser uma "mesa redonda" ou outro evento.


Palavras-chave:  Neurociências, Problematização, Psicologia