Poster (Painel)
J.041 | A microinjeção de midazolam no colículo inferior de ratos potencializa a catalepsia induzida pelo haloperidol | Autores: | Jorge Gelvane Tostes (FMIT - Faculdade de Medicina de ItajubáUSF - Universidade São Francisco) ; Priscila Medeiros (USF - Universidade São Francisco) ; Liana Lins Melo (USF - Universidade São Francisco) |
Resumo Introdução: O colículo inferior (CI) é uma estrutura auditiva primária localizada no mesencéfalo. Possui conexões recíprocas com estruturas motoras e parece funcionar como uma interface sensório-motora. Considerando que existe uma interação entre a neurotransmissão GABAérgica e a dopaminérgica no CI, é provável que a intensificação da neurotransmissão GABAérgica nessa estrutura seja capaz de influenciar a catalepsia induzida pelo antipsicótico haloperidol, um modelo animal utilizado para avaliar distúrbios motores semelhantes àqueles observados em pacientes com a Doença de Parkinson.
Objetivos: Investigar se a microinjeção de midazolam (MDZ) no CI é capaz de influenciar a catalepsia induzida haloperidol (i.p.) em ratos.
Metodologia: Ratos Wistar machos foram submetidos à cirurgia estereotáxica para implantação de uma cânula direcionada ao CI. Após a recuperação da cirurgia, os animais receberam uma microinjeção de MDZ (10 ou 20 nmol/0,5 µl; n: 8 e 11 respectivamente; grupos MDZ/haloperidol) ou salina fisiológica (0,5 µl; n: 11, sal/grupo haloperidol) diretamente no CI 10 min antes da administração intraperitoneal de haloperidol (0,5mg/kg). O teste de catalepsia foi realizado 10, 30 e 50 min após a injeção de haloperidol e consiste em posicionar as patas anteriores do animal em uma barra horizontal (altura de 8 cm) sendo que as patas posteriores permanecem no solo.
Resultados: A maior dose utilizada de MDZ (20nmol/0,5 µl) quando microinjetada no CI resultou em significativo aumento da catalepsia aos 30 min (F5,58 = 32,59; p < 0,05) e aos 50 min (F5,58 = 67,22; p < 0,001) quando comparado com o grupo controle SAL/HALO. A menor dose utilizada de MDZ (10 mmol/0,5µl) quando microinjetada no CI induziu aumento significativo do tempo de catalepsia somente aos 50 min (F5,58 = 67,22; p < 0,001) quando comparado ao grupo SAL/HALO.
Conclusão: Os resultados do presente estudo mostram que a administração de haloperidol, precedida pela microinjeção intracolicular de MDZ, aumenta o tempo de catalepsia observada (i.e., a latência para o animal descer da barra horizontal). A presença de conexões recíprocas entre o CI e a porção caudal do globo pálido podem ajudar a respaldar os resultados obtidos no presente estudo, uma vez que sugerem que mecanismos GABAérgicos no CI podem estar envolvidos na regulação de circuitos dopaminérgicos dos núcleos da base. A natureza desses mecanismos e como eles modulam a atividade neuronal de circuitos motores envolvendo o CI ainda não está esclarecida.
Apoio financeiro: FAPESP
Palavras-chave: Parkinson, midazolam, catalepsia, haloperidol, Colículo inferior |