Poster (Painel)
I.006 | Ensino-Aprendizagem das ciências neurológicas por meio de filmes: experiência docente | Autores: | Daniela Resende Archanjo (UFPR - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral) ; Clynton Lourenã§o Corrãªa (UFPR - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral) |
Resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir alguns resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem que utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados à s ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão alunos dos seguintes cursos: Artes (02), Fisioterapia (10), Gestão Imobiliária (01) e Saúde Coletiva (02), além de 01 membro da comunidade externa e dos docentes, totalizando 18 participantes. Seis filmes foram usados como recurso de favorecimento da aprendizagem e estÃmulo para discussões e construção de raciocÃnio crÃtico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida. Os participantes realizaram sinopse dos filmes projetados e selecionaram palavras-chave que refletem o conteúdo das discussões. A projeção e discussão dos filmes permitiu ao grupo explorar a dimensão social do processo saúde-doença atentando para questões éticas envolvendo o cuidar. As sinopses apresentadas pelos participantes frequentemente se referiam à doença, enquanto as palavras-chave faziam referência aos aspectos sociais e éticos. A projeção de filmes facilita o estabelecimento das inter-relações e integrações disciplinares, propiciando a construção de um conhecimento contextualizado favorecendo a formação de profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais especÃficos com o de toda a rede de saberes envolvidos. Palavras-chave: Educação, Cinema, Neurociências |