SBNeC 2010
Resumo:I.006


Poster (Painel)
I.006Ensino-Aprendizagem das ciências neurológicas por meio de filmes: experiência docente
Autores:Daniela Resende Archanjo (UFPR - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral) ; Clynton Lourenã§o Corrãªa (UFPR - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir alguns resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem que utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados às ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão alunos dos seguintes cursos: Artes (02), Fisioterapia (10), Gestão Imobiliária (01) e Saúde Coletiva (02), além de 01 membro da comunidade externa e dos docentes, totalizando 18 participantes. Seis filmes foram usados como recurso de favorecimento da aprendizagem e estímulo para discussões e construção de raciocínio crítico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida. Os participantes realizaram sinopse dos filmes projetados e selecionaram palavras-chave que refletem o conteúdo das discussões. A projeção e discussão dos filmes permitiu ao grupo explorar a dimensão social do processo saúde-doença atentando para questões éticas envolvendo o cuidar. As sinopses apresentadas pelos participantes frequentemente se referiam à doença, enquanto as palavras-chave faziam referência aos aspectos sociais e éticos. A projeção de filmes facilita o estabelecimento das inter-relações e integrações disciplinares, propiciando a construção de um conhecimento contextualizado favorecendo a formação de profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais específicos com o de toda a rede de saberes envolvidos.


Palavras-chave:  Educação, Cinema, Neurociências