Poster (Painel)
I.007 | Neurologia em cena: a teatralização como recurso no ensino superior | Autores: | Clynton Lourenço Corrêa (UFPR LITORAL - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral) ; Denise Kluge (UFPR LITORAL - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral) |
Resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir alguns resultados de uma experiência docente que utilizou o livro "Para sempre Alice" de autoria de Lisa Genova nas discussões acerca da doença de Alzheimer e suas múltiplas dimensões. Participaram do grupo de discussão alunos dos seguintes cursos de nível superior: Fisioterapia (05), Gestão Ambiental (01), Licenciatura em Linguagem e Comunicação (01), além dos docentes, totalizando 10 participantes. Foram utilizados como recurso de favorecimento da aprendizagem elementos do teatro para o estímulo das discussões e construção de raciocínio crítico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida, em especial, sobre a doença de Alzheimer. Os participantes realizaram leitura dramática, encenação,vivências e discussões nos aspectos bio-psico-sociais da doença. A partir dessas experiências os participantes puderam explorar as dimensões social, psicológica, cultural do processo saúde-doença. Os participantes também realizaram um mapa conceitual para construir o personagem principal, considerando os seguintes aspectos: personalidade, físicos, familiares, profissionais e sociais. A partir das dinâmicas utilizadas o grupo conseguiu observar as mudanças apresentadas pela personagem principal a partir do diagnóstico clínico da doença. Além das discussões acerca da própria doença de Alzheimer, o grupo discutiu questões correlatas que amplia a compreensão humana no processo saúde-doença, não se limitando somente aos aspectos meramente clínicos. O uso dos elementos do teatro propiciou a compreensão mais ampla dos aspectos relacionados à doença, no sentido de permitir aos participantes uma vivência aproximada das limitações e das transformações do dia-a-dia porque passam pessoas com doença. Palavras-chave: Educação, Neurologia, Teatro |