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I.014 | A LINGUAGEM DAS NOVAS MÍDIAS E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO, NA APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS NO NÚCLEO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO – NeC – IP/USP. | Autores: | Roberto Torres Tangoa (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade de São Paulo) ; Maria Inês Nogueira (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade de São Paulo) |
Resumo
RESUMO
A LINGUAGEM DAS NOVAS MÍDIAS E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO, NA APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS NO NÚCLEO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO – NeC – IP/USP. Tangoa, RT. Nogueira, MI. Dep. de Anatomia, ICB/USP. Área 14. São Paulo.
Objetivos
A sociedade se inclina perante as novas mídias eletrônicas que atualmente o envolvem tudo. Nossa abordagem objetiva mostrar como o uso dessas ferramentas cognitivas e suas linguagens atingem altos patamares nas publicações bibliográficas do NeC e otimizam o ensino das neurociências. Pretendemos demonstrar também que as velhas e novas mídias coexistem e ambos os formatos das ciências e da tecnologia contribuem com a democratização e apreensão das ciências, resultado do uso massivo dessas ferramentas, na compreensão das suas linguagens, na divulgação dos conhecimentos.
Métodos e Resultados
O método usado foi um estudo de caso do aproveitamento de ferramentas informáticas on-line para divulgar as pesquisas realizadas no NeC/IP. Os resultados das postagens de artigos, textos e livros utilizando essas ferramentas cognitivas foram relevantes, evidenciado no fator de impacto e citações efetuadas por pesquisadores de áreas paralelas. O estudo também considerou a importância que tem na divulgação das neurociências para a inclusão sócio-cultural e científica de populações heterogêneo-leigas que se valem dessas mídias para acrescentar seus conhecimentos e melhorar a qualidade de vida deles. Foi abordada a relevância das linguagens utilizadas nesses veículos de comunicação, no período 1998-2008, pois elas carregam altos componentes cognitivos que ajudam ao fluxo informacional no ensino/aprendizagem. O estudo mostra que quinze pesquisadores, publicaram on-line 499 artigos em 133 revistas internacionais indexadas, se produziram 230 livros, capítulos ou edições, 75 trabalhos completos publicados em anais de congressos, e publicados 1,049 resumos em anais de congressos No fechamento da abordagem ficaram 77 artigos no prelo.
Conclusão
Diferente das velhas mídias, as novas mídias eletrônicas e suas linguagens constituíram-se em importantes aliados na divulgação da ciência em geral e das neurociências em particular evidenciados nos resultados e no índice de impacto das publicações, o que indica alta produtividade nas pesquisas em neurociências e nas publicações no período abordado.
Palavras chaves: Neurociências, divulgação científica, linguagem das mídias.
Apoio Financeiro: FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Palavras-chave: Neurociências, Divulgação Científica, Linguagem das novas mídias |