SBNeC 2010
Resumo:I.011


Poster (Painel)
I.011Emergência da Neuroeducação: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional
Autores:Renata Menezes Rosat (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Milton Antonio Zaro (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Luis Otoni Ribeiro Meireles (IF-SUL - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) ; Marilda Spindola (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Ana Maria Ponzio de Azevedo (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Ana Clara Bonini-rocha (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Maria Isabel Timm (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

O artigo apresenta informações bibliográficas a respeito de um novo paradigma para a pesquisa educacional, o qual prevê a integração dos achados de pesquisas das Neurociências às necessidades de identificação das melhores formas de ensinar, para potencializar os resultados do aprendizado. O fundamento desta nova área interdisciplinar de estudo é prover caráter científico à pesquisa educacional, estabelecendo um framework teórico e metodológico para que possam ser testadas as melhores práticas pedagógicas. Além disso, contextualiza idéias e produções, com este enfoque, realizadas nos últimos anos, por um grupo de pesquisadores ligados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e outras instituições da região e sugere que esta nova área possa também balizar o desenvolvimento e a pesquisa sobre o uso de produtos educacionais, em especial aqueles que se utilizam das tecnologias computadorizadas, como a multimídia, os videos e os projetos integrados de múltiplos recursos e funções.


Palavras-chave:  pesquisa educacional, tecnologia educacional, neuroeducação, ensino-aprendizado, epistemologia