Justificativa
Tendo em vista os grandes avanços alcançados pela Neurociência e as possibilidades anunciadas na integração entre Neurociência e Educação, propomos a formação de um grupo de estudos sobre o tema na USP.
Objetivo geral
Agregar pesquisadores e interessados em articular ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na interface entre Neurociência e Educação.
Objetivos específicos
- promover a divulgação da neurociência de forma coerente com os princípios científicos;
- possibilitar o alargamento dos horizontes dos neurocientistas por meio do contato com educadores, possibilitando a reflexão sobre sua concepção de educação, bem como o movimento inverso, ou seja, possibilitar que os educadores tenham acesso ao estado da arte das pesquisas neurocientíficas;
- gerar conhecimentos e torná-los acessíveis à população através da produção de materiais e formações;
- zelar pela divulgação dos conhecimentos da neurociência de forma a contribuir para o esclarecimento de idéias equivocadas geradas a partir de apropriações indevidas, que acabam por criar “neuromitos” - ou seja, informações de pouco ou nenhum valor científico, mas que no entanto se revestem de aparente cientificidade;
- combater o uso impróprio e antiético do conhecimento neurocientífico, com finalidades comerciais e especulativas;
- fortalecer a geração de base de pesquisa em Neurociência e Educação de forma a fortalecer o tripé acadêmico, social e cultural, gerando conhecimentos com grande potencial de aplicação em diferentes áreas.
Proposta de linhas de atuação
- Neurociência aplicada à Educação.
- Educação aplicada à Neurociência.
- Divulgação e Popularização da Neurociência.