Neurociência e Educação: o papel da emoção na aquisição e uso do conhecimento científico.

Guilherme Brockington (FEUSP)


Resumo:

Diferentes modelos téoricos sobre mudança conceitual ignoram a influência das emoções quando um estudante precisa decidir entre uma representação científica e uma concepção alternativa. Entretanto, emergem da Neurociência evidencias que sugerem que a tomada de decisão pensada como algo quase que exclusivamente racional, de fato, depende fortemente de um acurado processamento emocional.

Assim, irei apresentar um estudo no qual investigo a hipótese de que estados emocionais tem um impacto na tomada de decisão acerca de diferentes representações de situações/fenômenos físicos presentes no dia-a-dia.

Parte de minha tese de doutorado, o objetivo foi precisamente investigar o papel das emoções na aceitação/rejeição de uma representação científica destes fenômenos. Em particular, a tese é que o julgamento sobre a validade de uma representação de mundo se dá para além de critérios fundamentados em uma racionalidade lógica. Para investigar este tipo de “link” emocional com o conhecimento, investigo se diferentes padrões psicofisiológicos podem estar associados com diferentes performances em testes utilizados para identificar concepções alternativas em Física. Especialmente, investigo se Respostas na Condutância da Pele (RCP) antecipatórias, geradas antes da escolha das representações podem guiar as escolhas feitas por Físicos (Experts) e não-físicos (Novatos).

Hipotetizamos que, neste tipo de teste, a formação científica é associada com a performance correta na tomada de decisão, entre representações científicas e concepções alternativas, e que as respostas somáticas podem mediar esta relação. Em concordância com esta suposição, altas RCP serão associadas significativamente com representações científicas mostradas aos Experts. Por outro lado, altas RCP serão associadas significativamente com concepções alternativas mostradas aos Novatos.

Propomos que há uma associação entre o resultado de cada escolha e o padrão psicofisiológico, que é associado a um certo link emocional com diferentes representações.

Esta associação é guardada na memória, forjada em nossa vida cotidiana, e neste tipo de teste afeta diferentemente as escolhas feitas por esses dois grupos de sujeitos, Físicos e não-Físicos.

 

Textos sugeridos:

Limón 2001

Bechara 2000

 

Perguntas para a apresentação:

1 - Você se encontra na traseira de uma pickup ou caminhão caçamba. Ele se move com velocidade de 80 km/h, numa estrada bem asfaltada e plana. Num determinado momento, você dá um grande salto para cima. O que acontece? Você cai da pickup já que ela continua se movendo para frente e você para cima?

2 - Emoção e Cognição são sistemas neuronais diferentes? Há mesmo uma separação entre um e outro? Pode um influenciar o outro?

3 - Você acredita que conhecimento científico dá prazer?

4 - Qual será o papel da emoção no aprendizado de Ciências?